O sintoma de tremor, seja ele nas mãos, na cabeça ou no corpo, são muito comuns em todo consultório médico.
As causas passam por efeitos coletarais de medicações, distúrbios endócrinos como hipertireoidismo e diabetes, até chegar por exemplo, nas afecções neurológicas.
Na maioria das vezes, tremores esporádicos não significam doenças neurológicas. Mesmo em casos exacerbados, conhecidos como Tremor Fisiológico Exacerbado, a sintomatologia não evolui com o tempo e tende a responder muito bem as terapias iniciais
Entretanto, normalmente quando um paciente está tremendo, a primeira dúvida é sobre a possibilidade de desenvolvimento de doença de Parkinson. Porém, existe outra causa mais comum de tremor de origem neurológica, menos comentada, e que pode trazer prejuízos no dia a dia se não for manejada, ela é conhecida como Tremor Essencial.
O Que é o Tremor Essencial?
Tremor essencial é o distúrbio de movimento mais comum que existe e ocorre em cerca de 0,5 a 6% da população, dependendo do estudo e da etnia. Sua incidência certamente aumenta com a idade, ou seja, em todas as populações estudadas é maior entre idosos, mas pode ocorrer em qualquer idade. Há inclusive uma dupla apresentação, iniciando no início da vida adulta em alguns casos.
O tremor essencial é uma alteração no sistema nervoso do paciente, que causa um tipo de agitação rítmica, podendo afetar mãos, pernas, cabeça e até mesmo a voz.
A verdadeira causa não é conhecida. Mas, admite-se que seja uma doença de circuitos cerebrais, provavelmente relacionada a anomalia de canais iônicos, que altera diretamente a atividade elétrica cerebral nos circuitos motores, incluindo o tálamo e córtex cerebral – causando, assim, o tremor durante o movimento.
Em cerca de metade dos casos existe uma transmissão autossômica dominante, ou seja, existe uma forte tendência de ser transmitida de pais para filhos. A história familiar é positiva, muito mais frequentemente, que em casos de doença de Parkinson.
Por suas características, é um distúrbio neurológico que pode afetar grandemente a qualidade de vida do paciente, fazendo com que ele deixe de trabalhar ou se torne incapaz de realizar atividades do cotidiano, como dirigir, digitar, escrever à mão e segurar uma xícara.
Características do Tremor Essencial
O tremor essencial tem características específicas, que costumam diferi-lo de outras patologias. A principais características são:
- Tremor Bilateral
- Pior durante a ação (durante o movimento)
- História familiar positiva frequente
- Afeta mais membros superiores, cabeça e voz
- Pode melhorar após ingesta alcoólica (não é tratamento)
A principal diferença com relação ao Parkinson, é quanto a piora do tremor. Na doença de Parkinson o tremor piora quando paciente está em repouso, enquanto no tremor essencial ele piora quando o paciente movimenta o local afetado.
Além disso, O tremor essencial costuma afetar cabeça, voz e membros superiores, além de não ter sintomas associados. O Parkinson afeta mais a região de mãos e mento, e ocorre junto com diversos sintomas não motores.
É necessário distinguir também, o tremor essencial do tremor fisiológico exacerbado. O tremor fisiológico exacerbado ocorre principalmente nos dedos, quando paciente está em postura com resistência e não é progressivo ao longo dos anos
Tratamento do Tremor Essencial
O tremor essencial não tem cura, mas a doença pode ter seu avanço retardado por meio do uso de alguns medicamentos que buscam aliviar os sintomas.
A base inicial do tratamento é medicamentosa, além de reforço muscular e fisioterapia, e costuma ter uma boa resposta. Ao longo dos anos pode ser necessário o aumento de dose.
Em casos refratários pode se fazer necessárias terapias como injeções de toxina botulínica ou procedimentos cirúrgicos como a implantação de estimulação cerebral profunda (DBS).
Em caso de necessidade, procure o Neurologista.